Conheça alguns Benefícios e Malefícios do Tereré

Benefícios e malefícios do tereré

   Você provavelmente já deve de ter ouvido falar em tererê, e se não ouviu falar ainda, bom, está perdendo de aproveitar o sabor incrível que essa bebida tem. Se você é iniciante com essa coisa de erva mate, a nossa recomendação é começar experimentando primeiro o tererê, pelo fato de ter um sabor menos amargo (ele é bem mais suave) e também por ser doce, já que com o doce seu paladar já está devidamente acostumado. Diferente do sabor amargo, o qual estamos sempre evitando consumir.

E se você também é iniciante, saiba que a erva mate não é ingerida apenas para apreciar o seu sabor. A erva mate trás diversos benefícios para nós. Só lembre-se sempre de não consumi-la em excesso, tudo em excesso faz mal.

Assim como o chimarrão, o tereré também trás alguns benefícios para nós. Segundo nutricionistas, o consumo do chá mate, auxilia na prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares, tudo isso porque ele é um antioxidante. Ele ajuda a controlar a glicemia, o consumo feito por indivíduos dislipidêmicos da erva mate, reduz colesterol ruim e reduz o apetite e acelera o metabolismo o que auxilia na perda de peso. Mas nutricionistas também informam que não há um milagre na nutrição que emagreça sem ser associado a exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

A erva mate contém vitaminas do complexo B, ou seja, ela participa do aproveitamento do açúcar nos músculos, nervos e atividade cerebral do homem. As vitaminas C e E agem como defesa orgânica, então como benefícios sobre os tecidos do organismo, os sais minerais se juntam com a cafeína, ajudando assim o trabalho cardíaco e a circulação do sangue. Assim,  a tensão arterial é diminuída, pois a cafeína atua como vasodilatador. Em algumas ocasiões, até a sensação de fome pode ser suprida.

Além de ser uma bebida extremamente estimulante, ela elimina a fadiga ativando as funções físicas e mentais, o que é um ótimo beneficio para os nervos e músculos, favorecendo também o trabalho intelectual. Esses são um grande motivo para o tererê ser consumido pelos cowboys além de ser uma bebida super refrescante para o que eles fazem.

Os malefícios por ingerir essa bebida são bem poucos, já que ela causa mais bem do que o mal. Ao ingerir o tererê em excesso, a absorção do ferro pode ser reduzida, o que é um grande motivo para pessoas que sofrem de anemia evitarem o consumo dessa bebida. Deve também ser evitada pelos hipertensos, pois essa bebida pode trazer o aumento da pressão.

O hábito de consumo em roda, já criado a muito tempo atrás pelos povos indígenas, dividindo a mesma guampa e bomba favorece grandemente a transmissão de doenças que são contagiosas através da saliva, alguns exemplos dessas doenças são a tuberculose, o sarampo, a gripe, a caxumba, a catapora, a hepatite e a herpes.

kit chimarrão personalizado

Apenas por esses motivos é que se deve cuidar com o consumo compartilhado tanto do tererê como de outras coisas que envolvam saliva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *