Resultado de Perícia do INSS: Como saber?

A perícia médica é a forma que o INSS tem para analisar se uma pessoa está apta a receber o benefício.

O médico perito fará a análise do enfermo em uma das APS (Agência da Previdência Social) e após isso, a pessoa aguardará o resultado da perícia.

Se a perícia conceder o benefício, a pessoa receberá a carta de concessão do benefício. Anteriormente, a pessoa só recebia o resultado do benefício depois de vinte dias.

Porém, para acelerar o processo, a pessoa que passa por perícia médica agora recebe a divulgação do resultado na internet, por meio do site oficial da Previdência.

A pessoa pode tanto acessar o portal, quanto ligar para a Central de Atendimento 135 para verificar. O resultado fica disponível após as 21 horas do dia em que a perícia aconteceu.

Resultado da perícia médica: como consultar?

Para isso, basta acessar a página oficial do Dataprev, o sistema online da Previdência Social, e verificar o resultado do requerimento do benefício das perícias médicas.

No site, você vai encontrar os detalhes de que as perícias médicas concluídas na data pesquisada só fica disponível após as 9 da noite.

Para analisar o resultado, siga o passo a passo abaixo:

  • Preencha o número de benefício ou do requerimento
  • Insira a sua data de nascimento
  • O nome completo do requerente
  • O CPF
  • Preencha também o código de captcha
  • Após isso, clique em “Imprimir”.

Mesmo se você não tiver impressora, o sistema lhe oferecerá a opção de salvar em PDF, então, você pode salvar esse arquivo num pendrive e, em seguida, imprimir numa lan house, por exemplo.

O resultado da perícia do INSS agora sai no mesmo dia!

De acordo com os especialistas o INSS mudou a forma de dar esse resultado porque alguns peritos estavam sendo atacados por pessoas que aguardavam os resultados.

De acordo com o advogado Cleiton Leal Dias Júnior, esperar para receber o resultado nunca foi uma regra regulamentada. Segundo ele, a pessoa que foi analisada pelo perito poderia voltar mais tarde no posto para pedir a resposta.

Porém, pouquíssimas pessoas sabiam dessa informação e ela não era divulgada. A mudança não reduziu o tempo de espera para que as perícias sejam feitas, em muitos lugares a média é de um mês.

Porém, o resultado sair na internet facilita bastante a vida da pessoa que sofre de uma enfermidade e precisa receber o benefício.

O agendamento para as perícias deve ser feito por meio da Central de Atendimento 135 ou pelo site do INSS.

Mais detalhes sobre seus benefícios do INSS

Não tenha medo de ligar e perguntar. A central 135 é um call-center feito de profissionais treinados para tirar sua dúvidas.

Sejam dúvidas sobre aposentadoria ou salário-maternidade, a central de atendimento terá sempre as melhores respostas.

Evite pegar filas e aproveite as ferramentas que foram criadas para nos facilitar no dia a dia. Portanto, após sair de uma perícia, acesse o site da previdência para conferir se o benefício foi ou não concedido.

Se o que você precisa é uma Certidão CND INSS para comprovar a regularidade da sua empresa ou pessoa física, veja no link um site exclusivo sobre o tema, ensinando de forma rápida e fácil a emissão da sua Certidão Negativa INSS.

O INSS é direito de todo trabalhador e não existe nada mais importante que garantir que seus direitos estão sendo acatados. Por isso, busque pelos seus benefícios, leia, pesquise e busque ajuda quando necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *