Tudo sobre a Linguagem Informal e quando usar

Entre amigos e familiares, é perfeitamente normal que façamos uso de gírias, falando de modo mais “largado” e, saindo da seção da oralidade, quando conversamos com alguém pelo celular ou computador, por intermédio de mensagens de texto, nossa forma de linguagem continua a mesma, porém fazemos usos de abreviações que não constam na nossa língua e até inventamos um pequeno número de palavras, esse gênero de linguagem é chamada de linguagem informal.

falar-em-publico

Dicas para a linguagem informal, fazendo assim você englobar desde clientes cultos, até pessoas que usam constantemente a informalidade:

Fuja das palavras rebuscadas

Tente evitar aquelas palavras que não são bastante usadas no cotidiano das pessoas — as notórias “palavras difíceis”. Por ex : pra que utilizar “ substancial ” se você poderia utilizar “essencial ” no lugar?

Se, ao reler o artigo, você descobrir esses termos mais rebuscados, procure uma forma correspondente e mais fácil.

Use expressões de interação

Relacionar-se com o leitor é uma ótima forma de conseguir uma aproximidade maior entre ambos. Logo, quando a linguagem do conteúdo for informal, vale utilizar saudações no início ou termo do texto, conceder exemplos práticos e fazer perguntas retóricas ao longo do post. Experimente e você vai ver que faz uma diferença e tanto!

Adote um tom mais pessoal

Outra forma de se aproximar o leitor e entregar um tom mais “amigo” é utilizar táticas para deixar o artigo mais pessoal. Você deve fazer isso usar a 1ª pessoa se referindo de forma direta a quem lê o escrito usar o pronome “você”.

Dê toques de humor

A parte mais divertida de criar um artigo em linguagem informal é que você possui liberdade para se divertir com as palavras. Os toques de humor costumam ser bem vindos nesse gênero de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *