Entenda o que é Sistema Único de Saúde (SUS) e por que ele é tão precário no Brasil?

Todos nós já sabemos que a saúde é algo muito importante. Você não conseguiria correr com um carro a mais de 300 Km/h se esse mesmo veículo estivesse com os parafusos das rodas soltos.

entendendo o SUS

Levando essa analogia em consideração, você não iria conseguir praticar esportes de auto nível, jogar futebol, ou até mesmo, trabalhar direito se você estivesse debilitado e com a sua saúde comprometida, portanto, para que um povo tenha a capacidade de ser feliz, é necessário que antes de tudo se tenha saúde.

Neste artigo, nós vamos abordar esse tema que é tão importante para a vida humana enquanto nós conversamos sobre o sistema de saúde que está em vigor no nosso país, o SUS.

 

O que é o SUS?

 

Para aqueles que não tem conhecimento, o SUS é um programa do governo que visa levar atendimento médico de qualidade e assistência em prol da saúde para todo cidadão brasileiro que normalmente não tem condições de buscar um atendimento particular ou pagar por um convenio médico que seja de qualidade.

 

Logicamente, até mesmo um cidadão brasileiro que tem uma renda considerável poderia facilmente ser atendido através do SUS, pois o programa tem como foco o cuidado dom brasileiros, mas, na prática, o SUS serve mais como um refugio para cidadãos brasileiros que não tem condições de procurar por um hospital particular.

 

Até por que, se você é um brasileiro atualizado, você sabe muito bem que o SUS é um sistema que não funciona tão bem quanto as pessoas leigas imaginam. Naturalmente, muitas e muitas pessoas passam horas na fila esperando por um atendimento, e em muitas casos, não conseguem receber o que elas precisam devido a falta de recursos para atender a grande demanda.

 

Por que o SUS é um sistema tão precário?

 

Bom, acredito que a resposta para isso é muito simples! O nosso país está enfrentando a anos um governo corrupto que não pensa na população e deixa todos nossos necessitados com falta de recursos básicos para levar uma vida digna.

 

O SUS, assim como qualquer órgão nacional de saúde pública tem grandes dificuldades orçamentárias, justamente por que o governo nacional não investi e deixa os médicos sem recursos, sem salários digno, e muitas vezes, até mesmo sem um local apropriado de trabalho.

 

Para resolver o problema da falta de recurso do SUS, seria necessário que o governo brasileiro começasse a olhar mais para a população ao invés de prestar atenção apenas nos próprios bolsos.

 

É muito fácil dizer que o SUS é um sistema falho, afinal, não existe investimento, não tem recursos! Desse jeito, é muito fácil criticar e dizer que o atendimento não presta, que o sistema não funciona, mas na verdade não é bem assim que as coisas funcionam.

 

O SUS é um programa bem estruturado, o único problema é que lhe falta administração e investimento para comprar os devidos recursos que vão fazer com que a população brasileira tenha condições de receber um bom atendimento no serviço público e nacional de saúde.

 

Qual é a solução para o SUS?

 

A solução é bastante simples! O que o nosso sistema de saúde precisa é de investimento, um local adequado para que os médicos possam trabalhar, assim como uma boa administração para que não haja nenhum tipo de fraude na distribuição de remédios, entre outros recursos que os hospitais da rede pública precisam.

 

Enquanto o nosso país estiver enfrentando grandes dificuldades, provavelmente, nós não iremos encontrar um bom sistema de saúde público à disposição da população.

 

Eu tenho certeza que toda vez que você liga a sua TV, se depara com um caso de corrupção, lavagem de dinheiro, ou algo governante que foi preço devido a algum esquema que ele estava envolvido, pois é, apesar da resposta ser muito simples, a dificuldade está em conseguir fazer com que os nossos governantes representem de fato o povo brasileiro.

Essas foram algumas informações que eu tinha para passar a você com relação ao sistema de saúde pública que é vigente no Brasil. Logicamente que, existem muitos detalhes a serem discutidos com relação a ele, se você estiver interessado em saber, eu recomendo que você utilize o próprio site oficial do programa para entender de fato todas as engrenagens responsáveis pelo funcionamento do SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *