Ar condicionado veicular: você utiliza corretamente?

Todos os motoristas buscam conforto e tranquilidade na hora de dirigir, e pensando nisso, surgiu o ar condicionado veicular, uma peça que até poucos anos atrás era sinal de luxo e sofisticação, mas hoje, é quase unânime e presente em quase todos os veículos fabricados.

ar condicionado veicular

O ar condicionado é o grande responsável por fornecer aos motoristas um conforto na luta contra o clima quente do nosso país, todos sabemos que em algumas cidades brasileiras, a temperatura durante o dia pode alcançar até 30ºC, por isso ter um ar condicionado passou a ser fundamental para aguentar o calor.

Entretanto, assim como muitas peças e sistemas presentes nos veículos, muitos motoristas acabam fazendo um uso incorreto do ar condicionado, dessa forma, sua eficácia é diminuída e sua vida útil encurtada, por isso, para evitar esse tipo de problema, separamos para vocês, cinco dicas para seu ar condicionado funcionar perfeitamente e durante muito tempo:

Cinco dicas para seu ar condicionado funcionar corretamente:

Não deixar o ar condicionado muito tempo sem uso

Essa é uma dica simples, mas que faz muito sentido se pararmos para analisar, afinal de contas, qualquer peça ou circuito do nosso veículo, ou qualquer equipamento elétrico que tenhamos em nossa casa, se for deixado parado e sem uso por muito tempo, pode apresentar problemas em seu funcionamento e quando ligado novamente pode não funcionar, por isso, constantemente ligue o ar, mesmo que o clima não esteja tão quente.

Não ligar o ar condicionado com o carro com a temperatura muito alta

Muitos motoristas tem o costume errado de entrar no carro depois de tê-lo deixado exposto ao sol por muito tempo e sem esperar, já corre ligar o ar condicionado para que a temperatura interna possa diminuir, o que é completamente errado, você deve esperar um pouco para que a temperatura de dentro do automóvel esteja mais baixa e só depois deve acionar o ar.

Fazer a limpeza do ar condicionado constantemente

É preciso também criar o hábito de fazer a limpeza constante do seu ar condicionado, pois, como essa peça acaba tendo um fluxo muito grande de ar, qualquer tipo de sujeira que entre pelos filtros, pode prejudicar o funcionamento, dessa forma, não só sua saúde pode ser prejudicada com um ar contaminado, como também a vida útil da peça pode ser diminuída.

Utiliza-lo também nos dias frios

Outro costume errado dos motoristas é sempre associar o ar condicionado com a função de diminuir a temperatura do veículo e assim te ajudar nos dias mais quentes. Entretanto, o ar condicionado também te ajuda a desembaraçar os vidros e pode prover ar quente, por isso, é importante utilizar todas as funções presentes no ar, para que o desuso de alguma delas não atrapalhe no funcionamento geral da peça.

Abrir as janelas para ligar o ar se o carro ficou muito tempo parado em altas temperaturas

É importante, sempre que você deixar seu veículo exposto a uma temperatura alta por muito tempo, que os vidros sejam abertos antes de você ligar o ar condicionado veicular, deixe o ar quente que estava dentro do carro circular, e só depois você deve liga-lo e na sequência fechar os vidros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *