Hérnia de Disco Aposenta? Entenda se é Possível

Muitas pessoas sentem dúvidas com relação à hérnia de disco aposenta, principalmente as pessoas que sofrem com essa condição que estão se tornando cada vez mais comuns. Tudo isso porque as dores na coluna são uma das principais causas de afastamento de trabalhadores de suas funções de trabalho.

De acordo com instituições especializadas em dores na coluna atualmente são mais de 160 mil licenças anuais, sendo essa a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez. Tudo isso apenas afirma o quanto o problema é grave e justifica a quantidade de dúvidas, principalmente se a hérnia de disco aposenta.

Saiba um pouco mais sobre a doença e o que é necessário para conseguir uma aposentadoria.

Aposentadoria Por Invalidez
Hérnia de Disco Aposenta?

A hérnia de disco aposenta?

Comprovada a gravidade da hérnia de disco, a continuidade com o trabalho pode acabar agravando a doença, assim também como surge o risco de vida pessoal e das pessoas ao redor. Por conta da irritação causada no nervo, os sinais enviados pelo cérebro podem acabar sendo interrompidos, fazendo com que resulte em uma fraqueza muscular.

Conheça a seguir as principais causas que podem determinar uma aposentadoria por hérnia de disco:

  • Ergonomia inadequada no ambiente de trabalho, sendo de mesas e cadeiras;
  • Quantidade muito grande de carga para o trabalhador que trabalha pegando peso, podendo até mesmo desenvolver problemas mais sérios na coluna, causando incapacitação a médio ou longo prazo;

Com os problemas citados acima, torna-se possível conseguir uma aposentadoria por hérnia de disco, sendo invalidez no INSS.

Como é a aposentadoria por invalidez?

Na aposentadoria por invalidez, o trabalhador recebe um benefício desde que esteja de forma permanente incapaz de exercer qualquer tipo de atividade, e que também não tenha condições de receber uma reabilitação em outra profissão. Tudo de acordo com um avaliação da perícia médica realizada pelo INSS.

O benefício por invalidez costuma ser pago enquanto a incapacidade existir, podendo ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos. Maiores de 60 anos são isentos dessa obrigação.

Uma pessoa com hérnia de disco tem direito ao benefício?

Quando a pessoa apresenta uma dor lombar simples ou a hérnia de disco não será imediatamente beneficiada pela aposentadoria por invalidez, pois não somente o fato de ter o problema pode fazer com que tenha direito ao benefício.

Existem dois requisitos que são importantes para que o benefício possa ser enfim concedido:

  • A incapacidade precisa ser identificada por um perito médico do INSS, para ter certeza é apenas temporal ou permanente;
  • Que seja comprovado que a incapacidade que a pessoa possui impede não somente sua atividade de trabalho atual como também qualquer outro tipo de trabalho.

Com a incapacidade comprovada, de acordo com a Lei 8.213 o benefício deverá então ser concedido ao trabalhador. Mas, é sempre importante destacar que o beneficiário deve ter em mãos toda a documentação médica necessária para comprovar sua incapacidade antes de comparecer até a perícia médica no INSS.

Essa documentação inclui os laudos médicos, receituários, exames e prontuários sobre a doença em questão que precisa ser comprovada.

Hérnia de Disco
É importante prevenir a Hérnia de Disco

Para Prevenir a Hérnia de Disco

Uma das sugestões mais indicadas para prevenir a Hérnia de Disco é fazer exercícios físicos e manter a forma, e para isso nem precisa de aparelhos de ginástica. Esta seja talvez a melhor coisa que você possa fazer pelo seu corpo não só para prevenir a Hérnia de disco, como também evitar vários outros tipos de doença.

Portanto, se você quer ter uma vida mais saudável e não quer interromper a sua carreira cedo, sendo obrigado a sobreviver com um benefício do INSS, faça exercícios físicos de forma correta, evite pegar peso de qualquer jeito e sempre faça alongamentos.

Agindo assim você não só evitará uma aposentadoria precoce, como também vai ter a possibilidade de desfrutar de uma qualidade de vida e saúde sem precedentes.

2 comentários sobre “Hérnia de Disco Aposenta? Entenda se é Possível”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *