Dieta do suco pode fazer mal à saúde e aparência

O suco desintoxicante pode causar descamação na pele, perda de cabelo e até problemas dentários

A nova dieta do momento pode ter sérios efeitos colaterais. Os sucos de vegetais são os queridinhos de algumas celebridades, como Jennifer Aniston, Salma Hayek, Gwyneth Paltrow e Sarah Jessica Parker. Porém, de acordo com reportagem do jornal Daily Mail, a dieta do suco pode causar descamação na pele, perda de cabelo e até problemas dentários.

suco detox

Suco desintoxicante

O tal suco desintoxicante promete purificar o corpo e parece ser uma saudável mistura de frutas e vegetais, cheia de vitaminas, minerais e antioxidantes. No entanto, esse tipo de suco é benéfico apenas quando é acompanhado de uma alimentação equilibrada e não ingerido no lugar das refeições. Segundo Natalie Jones, da Associação Dietética Britânica, o corpo não precisa desse tipo de desintoxicação.

Outra questão apontada por Natalie é a impossibilidade de fazer exercícios em casos como esse. “Como não está ingerindo carboidrato é impossível manter suas atividades normalmente. Você vai se sentir tonto e exausto”, defende ela.

Dores de estômago também são um efeito colateral comum do suco desintoxicante. “Sem fibras na dieta, a constipação vai se tornar um problema em alguns dias e em longo prazo os seus níveis de colesterol podem ser afetados”, afirma Natalie. A dieta também pode ter efeito ao contrário, pois pode significar um aumento calórico. As vitaminas do liquido são as mesmas da fruta ou vegetal, porém quando você ingere o suco, seu corpo não gasta energia para digeri-lo.

“Se você só está bebendo sucos, está perdendo outros nutrientes, como proteínas, cálcio, vitamina D e gorduras essenciais”, explica Natalie. E isso tem reflexo em sua aparência também. De acordo com Philip Kingsley, especialista em couro cabeludo, quando seguida por duas semanas, a dieta pode causar queda de cabelo cerca de dois ou três meses depois. “É simples, se o seu organismo não está recebendo a nutrição que precisa, ele desliga os processos que não considera essencial à vida, e um deles é a produção do cabelo”, explica ele.

No entanto, o cabelo não é a única vítima. “Fazer essa dieta líquida por dois dias já gera um efeito profundo na pele. Ela ficará seca, pois você não recebe os ácidos graxos essenciais que ela precisa. Quem já apresenta uma tendência ao ressecamento, pode desenvolver até manchas de eczema”, afirma o dermatologista Sam Bunting. Após algum tempo, a alteração no ciclo de produção de insulina causada por essa dieta afeta o colágeno e elastina da pele, causando envelhecimento precoce.

Sua boca é outra parte do corpo a sofrer com a dieta. “Suco de vegetais e especialmente de frutas, que tendem a ter um maior teor de ácido, podem danificar o esmalte dos dentes”, diz o dentista Uchenna Okoye. Segundo ele, a frutose, açúcar natural das frutas, também pode causar cáries. Por isso, a nutricionista Natalie Jones recomenda tomar o suco de vegetais no máximo uma vez por semana, acompanhado de uma dieta equilibrada, para que não faça mais mal do que bem à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *